sábado, 20 de outubro de 2007

Paulo Freire e a paixão por ensinar



Paulo Freire, um homem que aprendeu e ensinou a ler lendo o mundo.
Pra quem não o conhece vale a pena ler, ouvir e assistir Freire em seus livros ou DVDs, sua história se confunde com a história dos brasileiros. Um fato interessante que ilustra o que ele representava e como poderíamos ser um país totalmente diferente é o fato dele ter sido exilado sob a alegação de "querer educar". Hoje nosso Brasil burro, arcaíco e passivo talvez não por nossa culpa, poderia ser diferente. Poderíamos ser uma verdadeira nação recheada de cidadãos, no sentido real da palavra.
Em todos os seus livro Paulo fala sobre utopia e sonho, em um deles ele diz "não é possível sonhar se não se comunga esse sonho com ninguém" (Freire, 2004, pag 91 - Pedagogia da Tolerância). Refletindo sobre o papel do blog, das redes de relacionamento ou da internet, por exemplo, que possibilita as pessoas a compartilhar esses sonhos, sonharmos juntos, transformar juntos é uma grande conquista.
Finalizo a visão de Freire que é muito maior do que essas poucas palavras com um texto retirado de um artigo intitulado "Educação: o sonho possível"

"O sonho possível exige de mim pensar diariamente a minha prática; exige de mim a descoberta, a descoberta constante dos limites da minha própria prática, que significa pertencer e demarcar a existência do que eu chamo de espaços livres a serem preenchidos. O sonho possível tem a ver com os limites desses espaços e esses limites são históricos. (...) com a educação libertadora, não com a educação domesticadora..."

Peço que reflitam sobre Paulo Freire, sobre o educar e fundamentalmente sobre o aprender!


Nenhum comentário: