sexta-feira, 26 de outubro de 2007

SER sustentável?


Nunca se falou tanto sobre o tema Sustentabilidade. Mas será que as pessoas entendem o conceito? Primeiro é importante definir quem são as "pessoas" a elite representada por 14% da população brasileira que estudou e que pertence a classe A e B? Ou são todos? Creio que sejam todos!
Sou professor da FAAP, no curso de pós graduação em Marketing e normalmente quando questiono sobre "Quem recicla lixo?" A resposta é que menos de 1/4 da sala o faz, o restante alega dificuldades, incompreensão e falta de vontade. Esse (reciclagem) é apenas um ponto bem pequeno da contribuição com o planeta.
E a compra de CDs, DVDs ou qualquer outro produto pirata? E o desrespeito no trânsito? E a bituca de cigarro no chão? E a falta de respeito com o próximo, muitas vezes na própria família? Nesse caso tenho um exemplo pessoal terrível.
Todas essas perguntas remetem ao fato de que isso também é buscar a sustentabilidade, o equilíbrio entre a sociedade (sócioeconomico) e o meio ambiente.
Estou na organização de um evento na FAAP que tratará do assunto no dia 05.06.08, e tenho descoberto empresas fabulosas e outras que na fachada sustentável ostentam doações de 10 mil reais para uma palestra de uma hora, como foi o caso do Instituto Akatu de consumo sustentável...caramba não esta meio contraditório isso? Mas tenho exemplos lindos como o da Dona Dora, representante do CPCD (Centro Popular de Cultura e desenvolvimento), ONG comandada por Tião Rocha com sede no Vale do Jequitinhonha. Pois bem, ela me ligou para dizer que precisavam de ajuda finaceira para a manutenção do belíssimo trabalho da ONG, mas não ofereceu preços fechados, irredutiveis...negociou, discutiu e até disse que Tião Rocha viria de graça pela importância da causa. O que não será o caso, ele virá e receberá, confesso que pouco pela dimensão da causa, mas o possível nas condições da Faculdade. Inclusive quem quiser ajudá-los conhecendo a causa e comprando produtos segue o link do site http://www.cpcd.org.br/
Meus caros, a possibilidade de organizar um evento nos mostra tudo isso e imagino que mostrará muito mais...compartilharei com vocês.
Um exemplo ótimo de um dos palestrantes do evento da FAAP é Ivo Pons , ele trabalha com Ecodesign, tema esse que será discutido não apenas na palestra, mas num filme com o mesmo nome (EcoDesign) que será lançado em janeiro do ano que vem, que quiser ver o trailer esse é o link http://br.youtube.com/watch?v=CFWmYgcsXJo

Por hoje é isso...vamos refletir sobre o SER sustentável?

2 comentários:

Anônimo disse...

"SER" é uma conjunção de Pensamentos e ações, e como apenas pensar é mais fácil, a maioria das pessoas e empresas podem apenas viver de fachadas, mas é no dia a dia que as ações fazem a diferença. Pode ser que a sustentabilidade seja algo irreal em um mundo de recursos naturais limitados, e homens ilimitados em seus desejos de consumo e conquistas, mas o começo de todas as mudanças e grandes revoluções, estão em sentimentos cada vez mais comuns nos corações e pensamentos, e a necessidade de mudar, fazer diferente, tem sido temas mais frequentes.
Pode ser que a sustentabilidade seja algo distante para a nossa geração, mas ... alguém tem que dar os primeiros passos, e acredito que o caminho começou a ser trilhado de forma inegavel.

Alexandre Bom trabalho e sucesso,

Abraços,
Vitor Hugo A. Filho

Anônimo disse...

Alexandre, parabéns por mais este post .. realmente nunca havia pensado que ser sustentável tinha algo a ver com melhorar um pouco o seu mundo a cada dia ... isso é algo realmente para refletir e passar adiante .. .