
O mestre Peter Drucker dizia que "a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo", pois bem, esses dois homens colocam essa afirmação em prática todas as manhãs.
Os dois comandam empresas brasileiras, o primeiro, Emílio, é sócio da empresa AlfaCitrus, produtora e distribuidora de laranjas e tangerinas. A história da família Favero começa com o pai, um pioneiro e sonhador, o senhor Aleixo Favero, daí o nome AlfaCitrus. A empresa prosperou e hoje os quatro sócios, sendo três seus filhos comandam o negócio.
Nesse mês de julho a AlfaCitrus deu um grande passo inaugurou seu novo packing house (barracão para limpar, classificar e embalar laranjas), além de uma nova loja no Ceasa Campinas. Você pode dizer: - Grande coisa! E eu respondo que é uma gigantesca conquista, porque é a concretização de um sonho. Há dois anos essa visão nasceu e concretizou-se. Isso é mais pura e nobre definição de visão estratégica, ou seja, sonhar e agir!
O outro grande empreendedor é o Maia, sócio-diretor da Casa Bugre, Supra e tantos outros negócios, ele têm o poder de enxergar distante. A sua história é marcada por superações, dificuldades, e muitas e muitas vitórias. Sua grande característica é a disposição para assumir riscos, para aventurar-se no desconhecido e desapegar-se do passado aconchegante. Maia é um exemplo da incansável busca das mudanças.
A característica predominante nesses dois exemplos de empreendedores e pessoas fantásticas, e o que faz com que eles sejam realmente diferentes, é o fato deles verem e agirem. Eles realmente criam o futuro como preconizava Drucker.
Obrigado pelo exemplo!