sexta-feira, 13 de julho de 2007

Sir Ernest Shackleton



A história de um grande líder

Hoje falarei de um grande líder Sir Ernest Shackleton. Para quem nunca ouviu falar, ele foi um navegador inglês que no início do século passado tentou ser o primeiro homem a chegar ao extremo sul do pólo Sul. O interessante da sua força, visão e liderança começava na seleção dos "candidatos" para essa expedição, durante as entrevistas Shackleton questionava-os sobre habilidades como saber tocar algum instrumento ou jogar Bridge (um tipo de jogo de cartas)...talvez ele pressentisse que passariam por maus momentos e que seria importante algo para entreter o grupo.

A bordo do Endurance a Expedição Imperial Transantártica partiu para o polo Sul, e de lá como poucos imaginavam voltariam quase dois anos depois. A saga começou quando o gelo da Antartica fechou apenas a um dia do ponto de partida da expedição de trenó para o objetivo final do grupo. Assim, o barco ficou preso e a deriva, a temperatura chegou a menos 20 graus, foram meses sem sol, até que perderam o barco que pressionando pelo gelo afundou... Nesse momento Shackleton disse "Perdemos o barco, agora vamos voltar para casa!" O grande líder rapidamente mudou o foco e deu novo ânimo ao grupo.

Ele era reconhecido por sua dedicação e preocupação com seus comandados. No decorrer da tragédia, deu inúmeros exemplos de desprendimento e companheirismo. Para ele, seria imperdoável encontrar algum de seus homens morto.

Os homens, construíram um acampamento improvisado e a idéia agora era caminhar pela banquisa de gelo, carregando os três botes até atingirem uma abertura para o mar, essa espera demorou 6 meses.

Um grupo de seis pessoas incluindo Shackleton, partiu com os botes e encontraram ventos de 130 km/h e ondas imensas, no famoso cabo Horn...sem falar nos furacões.

Foram 17 dias sob as mais terríveis condições, até que finalmente chegaram à Ilha Geórgia do Sul e ainda precisaram enfrentar 36 horas de caminhada para chegar à estação baleeira. Estavam salvos, mas para Shackleton só havia um pensamento: resgatar os homens que ficaram na Ilha Elefante.

Só após três meses, a bordo de um pequeno rebocador cedido pelo governo chileno, Shackleton chegou a ilha onde deixou seus companheiros. Todos os 28 homens voltaram a salvo para suas casas.

Agora imaginem como foi conduzir um grupo nessas condições de estresse? Pois Sir Ernest Shackleton conseguiu.

Caros leitores, inspirem-se nesse grande líder!

Nenhum comentário: